loader image
Pesquisar
Close this search box.

Cartão Cidadão: Descubra como solicitar!

Leia o nosso texto abaixo para descobrir todas as formas de solicitar o seu Cartão Cidadão!

Como vimos no texto anterior, o cartão Cidadão  é um meio de acesso aos recursos dos benefícios sociais e trabalhistas, quando da impossibilidade de recebimento do benefício em conta, podendo ser usado nos diversos canais de pagamento da CAIXA, presentes pelo país, como unidades lotéricas, correspondentes bancários, salas de autoatendimento e agências.

O cartão do Cidadão foi criado pelo governo federal brasileiro e emitido pela Caixa Econômica Federal de modo a unificar as contas funcionais das quais os trabalhadores têm direito, a benefícios estabelecidos em lei. Além disso, ele é tarjado, magnético, de uso pessoal e intransferível.

Funcionalidade do cartão Cidadão

i526524

A criação do Cartão Cidadão tem o objetivo de facilitar a vida dos cidadãos brasileiros que possuem FGTS provisionado, rendimentos do PIS, abono salarial ou que ainda estejam recebendo parcelas do seguro desemprego

Para que esses possam fazer o saque do benefício, ao qual têm direito, sem burocracia e diretamente por um dos canais de atendimento autorizados pela Caixa.

Além disso, o serviço pode ser utilizado para consultar saldo ou extrato do FGTS, direito ao abono salarial e ao seguro desemprego. Informações que também podem ser consultadas diretamente no site da Caixa.

Apenas as pessoas que recebem algum benefício pago através da Caixa Econômica Federal podem solicitar o cartão do Cidadão, ou seja, o cartão é destinado para todos aqueles que têm algum vínculo com o FGTS (trabalhador com carteira assinada) ou que sejam identificados no PIS como beneficiários de rendimentos ou abono salarial.

Muitos cidadãos brasileiros têm direito a benefícios sociais e trabalhistas, no entanto, infelizmente somente alguns sabem da existência do cartão Cidadão. Confira abaixo quais formas e canais estão disponíveis para solicitar o seu.

Solicitar pelo site

O cartão Cidadão não pode ser solicitado pela internet, para obtê-lo, é preciso comparecer a uma agência da Caixa ou entrar em contato com a instituição através do telefone.

Porém, também não é preciso comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal, isso porque o banco estatal disponibiliza uma forma de solicitação à distância, por meio de uma central de atendimento exclusiva o usuário pode pedir a primeira ou segunda via do cartão Cidadão direto do conforto da sua casa.

Solicitar pelo aplicativo

Apesar de a Caixa Econômica Federal dispor de diversos aplicativos para consultas e serviços. Ela ainda não dispõe de um aplicativo exclusivo para fazer a solicitação do cartão Cidadão, portanto, o único meio de fazer sua solicitação é através do telefone, um canal exclusivo para esse serviço.

Solicitar pelo telefone

Para ter o seu cartão Cidadão, a solicitação pode ser feita pelo atendimento telefônico da Caixa, por meio do número 0800 726 0207. É possível solicitar, também, diretamente em uma agência da Caixa.

Na hora de fazer o seu cartão, é necessário estar com os seguintes documentos: NIS, ou número de inscrição do trabalhador (NIT) ou PIS/PASEP (normalmente anexado à sua carteira de trabalho); RG (carteira de identidade) ou CNH (carteira de motorista); comprovante de residência e endereço completo.

O cartão demora cerca de 20 a 30 dias para ficar pronto e, ao recebê-lo em casa, é preciso cadastrar uma senha em uma agência da Caixa, correspondentes da Caixa Aqui ou lotérica para habilitar o acesso ao benefício.

A senha permite habilitar o cartão para saque de benefícios pela Caixa. Para fazê-la em uma agência da Caixa, não é preciso apresentar o cartão do Cidadão, somente algum documento oficial, como: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira Profissional.

Para cadastrar a senha em uma lotérica é preciso ligar para o atendimento da Caixa. Na ligação serão dadas todas as orientações para realizar o cadastro e desbloqueio da senha, além de também solicitar as informações pessoais, como a data de nascimento.

No final da ligação a senha do seu cartão Cidadão já estará desbloqueada, mas ainda é preciso cadastrar a senha pessoalmente. 

Para isso, será necessário comparecer em alguma agência da Caixa Econômica Federal ou casa lotérica, portando o seu cartão Cidadão e os documentos como: RG (carteira de identidade) e CPF.

Caso esqueça ou perca a senha, é possível trocar a senha do Cartão Cidadão, para ter acesso à segunda via do cartão Cidadão, siga os mesmos passos realizados para obtenção da primeira via da sua senha.