O cartão Cidadão foi criado pelo Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica Federal com o objetivo de facilitar a vida dos cidadãos que desejem consultar e receber algum benefício, seja social ou trabalhista. Ele é tarjado, magnético, de uso pessoal e intransferível.
Esta opção permite que milhões de brasileiros tenham acesso, de uma forma simples e rápida, a diversos benefícios trabalhistas e sociais. Mas, a grande questão é que muita gente ainda desconhece esse recurso e não sabe que tem direito ao cartão Cidadão e aos seus benefícios.
Leia o texto até o final e confira mais informações sobre o cartão Cidadão.
- Anuidade: O cartão Cidadão é gratuito, sem anuidade;
- Renda mínima: Para solicitá-lo é preciso ter renda mensal de até R$ 150,00, limitada a uma renda familiar de R$ 697,50;
- Bandeira: É emitido pela Caixa Econômica Federal;
- Benefícios: FGTS, Seguro-desemprego, PIS, Abono Salarial, Auxílio Brasil (mais conhecido como antigo Bolsa Família).
O cartão Cidadão
Ele é um importante cartão, que visa facilitar o acesso a todos os benefícios trabalhistas e sociais que são pagos pelo governo federal a todos os cidadãos.
Através do Cartão Cidadão, é possível fazer saques em locais que são previamente autorizados pela Caixa Econômica Federal, em todo o território nacional.
Tendo em mãos um documento de identificação oficial com foto recente, o cartão Cidadão e a senha de acesso (que precisa ser cadastrada), o usuário poderá receber todos os benefícios sociais em casas lotéricas, terminais eletrônicos da Caixa e nos correspondentes Caixa Aqui.
Se a pessoa tiver direito de receber benefícios sociais ou trabalhistas disponíveis para saque (Por exemplo: Auxílio Brasil, Seguro-Desemprego, Abono Salarial e FGTS) e não tiver uma conta individual na Caixa, poderá solicitar o seu.
Todos os brasileiros que trabalham com carteira assinada, ou seja, pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) têm direito ao cartão Cidadão.
Vantagens do cartão Cidadão
O cartão Cidadão tem como objetivo facilitar o acesso e garantir o recebimento dos benefícios sociais e trabalhistas, como Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), abono salarial, Bolsa Família e seguro-desemprego, por exemplo.
Ele também pode ser utilizado em todos os canais de pagamento que possuem autorização da Caixa no país.
Além disso, o cartão Cidadão também permite que o trabalhador:
- Receber os benefícios sociais do governo;
- Saiba se terá, ou não, direito a receber abono salarial relativo a um determinado período;
- Obtenha informações sobre as suas parcelas do seguro-desemprego e até se vai, ou não, receber os rendimentos do PIS (Programa de Integração Social);
- Consultar saldo;
- Sacar valores de benefícios disponíveis;
- Imprimir extratos do seu FGTS;
- Sacar abono e rendimentos do PIS;
- Sacar valores do Programa Auxilio Brasil (antigo Bolsa Família);
- Sacar valores de parcelas do Seguro Desemprego;
- Sacar valores de outros programas sociais do Governo Federal.
É importante deixar claro que, após a conclusão do cadastro, o cidadão pode fazer consultas diversas, mesmo que não esteja com o cartão Cidadão em mãos. Através do site da Caixa Econômica Federal, é possível ter acesso a inúmeros serviços sem a necessidade de estar portando o cartão físico.
Portanto, esse cartão se trata de uma importante ferramenta criada pelo governo federal em parceria com a Caixa Econômica Federal, com o objetivo de facilitar a vida de todos os brasileiros.
Ademais, a contratação deste cartão é bem mais simples do que você imagina. Afinal, ele permite o saque e acesso a todos os benefícios da lei dos direitos trabalhistas.
Para quem é o cartão Cidadão
Toda pessoa que tem benefícios sociais ou trabalhistas a receber pode solicitar o seu cartão Cidadão. Mesmo que o indivíduo não tenha conta em nenhum banco público (como CEF e Banco do Brasil), mas receba algum tipo de benefício do governo, ele tem direito de solicitar este recurso.
Vale lembrar que, caso o cidadão tenha uma conta aberta na Caixa Econômica Federal em seu nome (seja corrente ou poupança), não precisará solicitar o seu cartão Cidadão, já que todos os pagamentos dos benefícios serão creditados nela.
Todavia, o cartão Cidadão somente será disponibilizado para as pessoas que realmente precisam sacar os seus benefícios sociais ou trabalhistas. Além disso, todas as informações pessoais, como endereço e telefone de contato, devem estar sempre atualizadas junto ao banco pagador (Caixa Econômica Federal).