loader image
Pesquisar
Close this search box.

Cartão consignado ou pré-pago: Como escolher?

Pré-pago ou consignado? Leia abaixo para descobrir qual o melhor para você!

Atualmente, a situação financeira dos brasileiros é bem desfavorável quando se trata de planejamento financeiro. Sendo assim, é compreensível que os bancos encontrem-se cada vez em mais desafios na hora de aprovar solicitações de seus serviços, desde aprovação de crédito a maiores empréstimos.

E grande parte das pessoas que buscam por essas soluções, têm dívidas ligadas a seus nomes e documentos, tornando-se inadimplentes. Conhecendo essa situação, muitas pessoas deixam de utilizar serviços, muitas vezes essenciais, por acharem que não serão aprovadas ou que não tem espaço no mercado econômico.

Entretanto, existem, sim, opções pensadas especialmente para essa parte da população que precisa de ferramentas que ajam a seu favor, e não o contrário. Continue a leitura do nosso artigo para conhecer as melhores opções de crédito para negativados!

Negativos podem conseguir um cartão de crédito?

Screenshot 8

Sim, mesmo indivíduos com restrições no CPF, ou seja, negativados, têm a possibilidade de obter um cartão de crédito. Embora a situação de inadimplência possa dificultar a aprovação, existem opções disponíveis no mercado que atendem a esse perfil.

Alguns bancos e instituições financeiras oferecem cartões de crédito específicos para pessoas com histórico de crédito negativo. Esses cartões são projetados para ajudar os negativados a reconstruírem sua reputação financeira e recuperarem o acesso a crédito. 

Geralmente, eles possuem limites de crédito mais baixos e exigem garantias, como depósitos caução ou limite pré-aprovado. Ou eles exigem comprovação de salário fixo, descontando a dívida direto no seu pagamento.

É importante ressaltar que cada instituição financeira possui políticas e critérios próprios para aprovação de cartões de crédito, inclusive para negativados. 

Portanto, é fundamental pesquisar e comparar as opções disponíveis, considerando as taxas, os termos e as condições específicas de cada cartão antes de tomar uma decisão.

Em resumo, embora a situação de inadimplência possa representar um desafio, é possível encontrar alternativas de cartões de crédito adaptados para pessoas negativadas. As alternativas mais comuns são os cartões consignados e os pré-pagos.

Como funcionam os cartões consignados?

Os cartões de crédito consignados são uma modalidade específica de cartões em que o pagamento das faturas é feito diretamente por meio de desconto em folha de pagamento ou benefício previdenciário do titular do cartão. 

Eles são destinados principalmente a aposentados, pensionistas, servidores públicos e trabalhadores com carteira assinada.

Nesse tipo de cartão, o limite de crédito é determinado com base na renda e no valor do benefício ou salário do cliente. Geralmente, o limite disponível é um percentual pré-definido dessa renda. 

O pagamento mínimo ou total da fatura é descontado automaticamente da folha de pagamento ou benefício recebido, evitando atrasos ou inadimplência.

Uma das principais vantagens dos cartões consignados é a taxa de juros geralmente mais baixa em comparação com outros cartões de crédito. Isso ocorre porque o risco de inadimplência é reduzido devido ao pagamento garantido pelo desconto em folha.

Os cartões consignados podem ser utilizados para fazer compras em estabelecimentos físicos e online, saques em caixas eletrônicos e pagamento de contas. 

Como funcionam os cartões pré-pagos?

Os cartões pré-pagos funcionam de maneira diferente dos cartões de crédito tradicionais e até dos consignados. 

Eles são emitidos com um valor pré-determinado, que é carregado no cartão antes de ser utilizado. Essa carga de valor pode ser feita por meio de transferência bancária, depósito em dinheiro ou compra de recargas específicas para o cartão.

Ao utilizar um cartão pré-pago, o valor das compras é deduzido diretamente do saldo disponível no cartão. Portanto, não há um limite de crédito associado a esse tipo de cartão, pois você está gastando apenas o valor que foi carregado anteriormente.

Uma das vantagens dos cartões pré-pagos é que eles não estão vinculados a uma conta bancária ou análise de crédito. Portanto, mesmo pessoas sem histórico de crédito ou com restrições podem obtê-los com facilidade.

Qual a melhor opção para você?

A resposta para essa pergunta vai depender de vários fatores, é preciso levar em consideração qual sua situação econômica, qual é o tipo de cartão que faz mais sentido para as suas demandas. 

Por exemplo, agora você já sabe que um cartão pré-pago proporciona maior planejamento financeiro, não vai verificar seu histórico de crédito e claro, é seguro e sem burocracias. Enquanto o consignado também é muito fácil de adquirir, desconta as despesas direto na sua folha de pagamento e tem juros mais baixos.

De qualquer maneira, independente do cartão selecionado, você sempre terá que possuir o princípio de que seu nome é a coisa mais importante que você tem, por isso suas dívidas devem ser feitas sempre com muita responsabilidade e clareza.