loader image
Pesquisar
Close this search box.

Nubank: Nova alternativa de financiamento para clientes!

O Nubank apresenta uma oportunidade inovadora para seus clientes obterem empréstimos consignados com taxas de juros vantajosas e um período de pagamento estendido de até 84 parcelas.

Seja para renovar a residência, adquirir um veículo ou lidar com uma urgência financeira, o Nubank está pronto para ajudar! Em situações como essas, considerar um empréstimo pode ser uma solução viável, desde que seja feito com planejamento, ajustando a nova obrigação financeira ao orçamento.

Para aposentados e pensionistas do INSS, explorar a opção de empréstimo consignado é interessante devido às taxas de juros atrativas e à facilidade de administração, com descontos diretos das parcelas no salário a cada mês. De acordo com dados do INSS, atualmente, mais de 16 milhões de beneficiários usufruem do crédito consignado.

Descubra como funciona e como contratar o empréstimo consignado Nubank

imagem nubank 2 250720235614

O empréstimo consignado destaca-se como uma das modalidades de crédito com as taxas de juros mais baixas no mercado. A particularidade dessa categoria reside no fato de que o valor das parcelas é descontado diretamente do salário ou benefício pago pela previdência.

Em outras palavras, antes mesmo de o dinheiro ser creditado na conta, o montante é deduzido. Para adquirir um empréstimo consignado, é essencial possuir a chamada margem consignável, que representa o valor máximo da renda mensal que pode ser comprometida em um empréstimo dessa natureza.

Essa medida visa prevenir o superendividamento, assegurando que, ao contrair um empréstimo, a pessoa ainda tenha recursos suficientes para despesas essenciais. Para aposentados e pensionistas do INSS, a margem consignável, de acordo com a Lei 14.131/21, corresponde a 45% da renda, sendo 35% para empréstimos, 5% para o cartão de crédito consignado e mais 5% para o cartão consignado de benefício.

O limite de juros é de 1,84% ao mês a partir de outubro de 2023, e o pagamento das parcelas pode ser feito em até 84 meses. É importante ressaltar que a taxa de juros pode variar de acordo com cada instituição, desde que não ultrapasse esse limite (1,84% ao mês).

Quem pode solicitar um empréstimo consignado do INSS?

Para ser elegível a um empréstimo consignado do INSS, é necessário ser:

  • Servidor público aposentado;
  • Aposentado do setor privado;
  • Pensionista;
  • Aqueles que recebem algum benefício contínuo, como pessoas com deficiência e idosos acima de 67 anos que comprovem a falta de meios para se sustentar.

Processo de contratação do empréstimo consignado do INSS

Atualmente, diversas instituições oferecem a opção de contratar um empréstimo do INSS por meio do aplicativo “Meu INSS”, que pode ser instalado no celular. O procedimento funciona da seguinte maneira:

  • Ao realizar a simulação, o cliente autoriza o Dataprev a compartilhar os dados com o banco para permitir o acesso à sua margem consignável;
  • No aplicativo Meu INSS, é possível acessar a conta e desbloquear o benefício;
  • Realize a simulação e leia as informações do contrato antes de concordar.

Após a conclusão da análise, o valor solicitado é transferido diretamente para a conta na instituição escolhida.

Por que optar pelo consignado?

Este tipo de empréstimo, caracterizado pelo desconto direto no pagamento do salário ou benefício previdenciário, destaca-se como uma das opções mais econômicas disponíveis. Sua operação reduz os riscos para o credor, permitindo a aplicação de taxas de juros mais baixas.

Além disso, a elegibilidade para o novo serviço do Nubank abrange uma variedade de pessoas: servidores públicos aposentados, aposentados do setor privado, pensionistas, além daqueles que recebem benefícios contínuos.

Como cancelar um empréstimo consignado do INSS?

O aposentado ou pensionista do INSS que deseja desistir do empréstimo consignado pode fazê-lo em até 7 dias corridos após a contratação. Para isso, é necessário entrar em contato diretamente com a instituição financeira que concedeu o empréstimo consignado.

Após o cancelamento, o contrato precisa ser desaverbado, ou seja, a margem de crédito antes utilizada ou bloqueada precisa ser liberada. A regra é aplicável a empréstimos contratados presencialmente (em agências bancárias, correspondentes bancários ou caixas eletrônicos), por telefone e também pela internet (sites ou aplicativos).

É importante ressaltar que apenas o titular do benefício e do empréstimo está autorizado a solicitar o cancelamento. Após o contrato ser cancelado, o valor emprestado deverá ser devolvido integralmente à instituição financeira que concedeu o empréstimo. O cancelamento não se aplica a refinanciamentos ou portabilidade de crédito.

Essas e outras informações estão disponíveis exclusivamente aqui na Genial Crédito.