loader image
Pesquisar
Close this search box.

Vale a pena fazer cartão de crédito de lojas? Saiba quais são as vantagens

Entenda quais são os benefícios que grandes lojas com cartão próprio oferecem aos seus clientes e confira se vale a pena contratar

Na busca por melhores condições de parcelamento e benefícios exclusivos, muitos consumidores consideram a opção de adquirir cartões de crédito oferecidos por grandes lojas varejistas. Esses cartões, conhecidos como private label, levam a marca da loja e costumam ser válidos somente para compras no estabelecimento.

Por um lado, esses cartões de crédito de lojas vêm ganhando popularidade, chegando a ser prioridade de 71% dos entrevistados do levantamento realizado pelo instituto Locomotiva. Por outro lado, eles recebem críticas desses mesmos clientes.

Isso porque cerca de 50% afirmou que teria mais adesão ao produto se tivessem melhores condições de parcelamento ou limite mais alto. Por isso, neste artigo abordaremos algumas questões importantes, uma delas é: será que realmente vale a pena investir nessa modalidade de cartão? Vamos conhecer as vantagens oferecidas por algumas redes e como avaliar se elas realmente são vantajosas. Confira!

Cartões com descontos especiais e programas de pontos

marketing online 1427787 1280

Alguns dos cartões que estão disponíveis no mercado oferecem condições especiais. O cartão Pão de Açúcar Itaú Visa Internacional, por exemplo, permite acumular pontos e trocá-los por milhas em programas de companhias aéreas. Além disso, oferece descontos exclusivos de 20% nas lojas físicas ou no site/aplicativo.

Com o Cartão Pão de Açúcar, é possível aproveitar também outras vantagens, como descontos em cervejas especiais, vinhos, queijos e marcas exclusivas. Já o cartão Netshoes oferece descontos exclusivos na compra de calçados pelo site, além da possibilidade de personalizar gratuitamente camisas de time adquiridas na loja.

Outro cartão bastante acessível é o Cartão Carrefour,a anuidade é zerada para os clientes que o utilizarem ao menos uma vez ao mês. Além disso, possui descontos especiais em produtos da loja e também é aceito em compras internacionais e fora da rede Carrefour, sendo um diferencial quando comparado aos outros cartões de lojas ou redes que só permitem o uso do cartão no estabelecimento.

Flexibilidade e benefícios adicionais

Ademais, existem opções que trazem mais flexibilidade, como, por exemplo, a possibilidade de comprar em lojas de fora da rede. Uma delas é o cartão Ipiranga, que permite acumular pontos (km de vantagens) não apenas em compras dentro da rede, mas também em estabelecimentos externos.

Com emissão nas bandeiras Visa ou Mastercard, o cartão oferece descontos em parceiros, além de acúmulo de pontos a cada real gasto nos Postos Favoritos e fora da rede.

Avalie suas necessidades e evite endividamento

É fundamental considerar as vantagens oferecidas pelos cartões de crédito de lojas, como descontos, programas de pontos e parcelamentos sem juros. No entanto, é importante ficar atento às condições de compra, aos valores das parcelas e aos juros cobrados em caso de inadimplência.

Os juros de cartões de redes ou lojas têm juros mais altos que as opções dos bancos, assim, às vezes pode não ser uma decisão inteligente investir em cartões como estes se há a possibilidade da aquisição de outras opções de cartões de crédito com menos juros e mais possibilidades de parcelamento de dívidas, inclusive.

Segundo pesquisas, a maior causa de endividamento da população brasileira tem sido o cartão de crédito, no entanto, esse dado vem se reduzindo com o passar dos anos, atualmente o número de inadimplência caiu nos últimos anos de 8% para 3,8%. 

Apesar do pequeno avanço, é imprescindível estar atento aos problemas que o uso equivocado do cartão de crédito pode causar. A forma mais eficiente é investir em conhecimento sobre economia e finanças. 

Cartões de lojas disponíveis para solicitação: 

  • Cartão Pão de Açúcar
  • Cartão Carrefour
  • Cartão Renner
  • Cartão do Magazine Luiza
  • Cartão Lojas Americanas
  • Cartão Lojas Pernambucanas 
  • Ponto Frio Cartão de Crédito
  • Cartão de crédito Lojas Havan
  • Walmart Cartão de crédito
  • Netshoes – N Card

Para solicitar um cartão de crédito de uma loja, você pode entrar em contato diretamente com a loja física e informar que quer fazer o seu cadastro para solicitar um cartão, ou, em alguns casos, pedir o cartão pela internet através do site oficial da loja. Para ambos os casos é preciso estar munido de documentos pessoais como RG, CPF, cadastrar endereço para a entrega do cartão físico, entre outras informações.

Vale destacar também que em algumas das opções que listamos acima, há a possibilidade de cartões adicionais. No entanto, o limite de crédito do cartão adicional é o mesmo do cartão do titular, sendo assim, se o limite disponível for 1 mil reais, ambos os cartões terão os mesmos 1 mil para gastar.