Logo

Cartão pré-pago: como funciona, taxas e para quem vale a pena

O cartão pré-pago é uma das várias formas de pagamento presentes na atualidade. Uma opção paralela ao débito e em especial ao cartão de crédito tradicional, uma dúvida comum sobre este método é entender como o cartão pré-pago funciona.

Em linhas gerais, o cartão pré-pago opera por meio de um saldo carregado antes do uso. Desta forma, é possível planejar melhor os gastos cotidianos conforme o seu dinheiro disponível e suas pretensões — e a aplicabilidade do cartão pré-pago é imensa.

Quem pode usar pré-pago?

Ilustração flat com quatro silhuetas diversas diante de cartão pré-pago, moedas e seta ascendente em fundo abstrato.
Fonte: imagem gerada por inteligência artificial.

O cartão pré-pago pode ser utilizado por qualquer pessoa, no entanto, alguns grupos podem se valer das vantagens que o modelo oferece. Entre elas, destacam-se negativados, jovens iniciando vida financeira e até mesmo adolescentes — no caso da família optar por um cartão ao menor de idade, sem risco de cair nas dívidas.

Negativados saem em vantagem visto que o cartão pré-pago não necessita comprovação de renda, histórico bancário, assim como não faz consulta ao SPC e Serasa. Jovens e famílias com adolescentes podem preferir o pré-pago por conta do maior controle, já que só funciona com saldo carregado.

Saiba como recarregar o cartão pré-pago

Com a necessidade de recarga de saldo para uso no cartão pré-pago, há diversas formas de recarregar, claro, dependendo da bandeira e padrão da empresa administradora. Entre as formas mais comuns é possível recarregar através do PIX, boleto e transferência bancária.

Algumas movimentações podem ser feitas através do aplicativo do banco, garantindo segurança e controle. O Banco do Brasil, por exemplo, também oferece opções presenciais através dos Terminais de Autoatendimento.

Cartão pré-pago tem taxas ou limites?

Apesar de ser vantajoso para um maior controle dos gastos e uma forma prática de organização financeira, o cartão pré-pago possui algumas taxas comuns ao adquirir o serviço: emissão, manutenção, recarga e saque. Algumas empresas podem incluir ainda a anuidade. Antes de contratar, vale consultar o Consumidor.gov.br para verificar reclamações e taxas cobradas por diferentes emissores.

De modo geral, os valores para todas as questões relacionadas ao cartão pré-pago são de baixo custo, no entanto, também deve ser revisadas antes de optar por esta forma de pagamento

Outro ponto importante para atentar-se no momento de escolher é observar o limite definido pela empresa. Embora o saldo funcione conforme o tamanho da sua recarga, é comum haver limite de movimentação.

DesvantagensVantagens
Taxas – Emissão, Manutenção, Recarga e SaqueMaior controle
AnuidadeRecarga por Pix
LimiteCrédito para negativados e menor de idade
Cartão pré-pago funciona para compras online?

O cartão pré-pago, embora seja uma alternativa ao débito e crédito tradicional, está alinhado ao panorama atual de compras online. Inclusive, a opção de carregar um saldo pré-definido, pode evitar erros na hora de uma compra, já que previne o risco de débito automático.

Outra utilidade pode partir do controle de assinaturas. Comumente, assinaturas se renovam automaticamente após um determinado período, para evitar cobranças no crédito convencional, vincular o pré-pago garante um controle e, caso o saldo acabe, a assinatura é encerrada sem cobranças.

Cuidados com golpes nos cartões pré-pago

Apesar de fornecer uma série de benefícios, utilizar um cartão pré-pago não significa imunidade a golpes, que acabam sendo comuns em quaisquer tipos de forma de crédito e pagamentos.

Nos casos do cartão pré-pago, golpistas podem cometer crimes de diversas formas, entre as mais comuns estão o pagamento de uma taxa inicial forçada e enganosa, com a promessa de que a vítima recebe seu cartão carregado com dinheiro, por exemplo.

Outra forma já vista é a de falsos sites e meios de recarga. Golpistas imitam plataformas reais de recarga e vítimas acabam tendo fundos e identidades roubadas. Este golpe, inclusive, é um alerta para usar canais oficiais relativos ao seu cartão pré-pago.

O cartão pré-pago é uma ferramenta financeira simples e acessível, ideal para quem quer ter controle total dos próprios gastos e evitar dívidas. Como funciona apenas com saldo carregado, ele ajuda a planejar melhor o orçamento e pode ser uma ótima alternativa para pessoas negativadas, jovens que estão aprendendo a lidar com dinheiro ou famílias que desejam educar financeiramente os filhos.

Apesar das vantagens, é importante avaliar as taxas cobradas e verificar se o emissor é confiável antes de contratar o serviço. Assim, você garante mais segurança e aproveita todos os benefícios de um meio de pagamento que une praticidade, controle e tranquilidade no dia a dia.

💳 Confira também: Empréstimo para negativado: quais opções existem, custos e cuidados essenciais

Artigos Relacionados